Máquina Virtual

O que é uma máquina virtual?

Uma máquina virtual é um contêiner de software totalmente isolado, capaz de executar sistemas operacionais e aplicativos próprios como se fosse um computador físico. Uma máquina virtual se comporta exatamente como um computador físico. Ou seja, possui CPU, memória RAM, disco rígido e interface de rede virtual baseados em software.

A diferença entre uma máquina virtual e uma máquina física não pode ser notada por um sistema operacional, muito menos por aplicativos ou outros computadores na rede. Até mesmo a máquina virtual acredita que ela é um computador “real”. Mesmo assim, a máquina virtual é inteiramente composta de software e não contém componentes de hardware. Como resultado, as máquinas virtuais oferecem uma série de vantagens em comparação as máquinas físicas.

Principais características das máquinas virtuais

Em geral, as máquinas virtuais possuem quatro características principais que beneficiam os usuários:

Compatibilidade

Exatamente como um computador físico, a máquina virtual contém um sistema operacional e aplicativos próprios e possui todos os componentes encontrados em um computador físico (placa-mãe, processador, memória, placa de rede, etc.). Como resultado, as máquinas virtuais são totalmente compatíveis com todos os sistemas operacionais, aplicativos e drivers de dispositivo da plataforma x86. Por isso, é possível usar uma máquina virtual para executar os mesmos softwares que um computador físico.

Isolamento

Embora as máquinas virtuais possam compartilhar os recursos físicos de um único computador, elas ficam totalmente isoladas umas das outras, como se fossem máquinas físicas separadas. Se houver, por exemplo, quatro máquinas virtuais em um único servidor físico, e uma delas falhar, as outras três continuarão disponíveis. O isolamento é um dos principais motivos pelos quais a disponibilidade e a segurança dos aplicativos em execução em ambientes virtuais são muito superiores aos dos aplicativos em execução em um sistema tradicional.

Encapsulamento

Uma máquina virtual é basicamente um contêiner de software que reúne ou “encapsula” um conjunto completo de recursos virtuais de hardware, um sistema operacional e todos os aplicativos dentro de um pacote de softwares. O encapsulamento torna as máquinas virtuais incrivelmente compactas e fáceis de gerenciar. Você pode, por exemplo, mover e copiar uma máquina virtual de um local para outro como qualquer outro arquivo de software, ou salvar uma máquina virtual em qualquer mídia padrão de armazenamento de dados, seja um cartão de memória flash USB ou uma rede SAN corporativa.

Independência de hardware

As máquinas virtuais são completamente independentes do hardware físico subjacente. É possível configurar uma máquina virtual com componentes virtuais (por exemplo, CPU, placa de rede, controladora SCSI) que sejam completamente diferentes dos componentes físicos presentes no hardware subjacente. As máquinas virtuais no mesmo servidor físico podem até mesmo executar diferentes sistemas operacionais, como Windows e Linux.

Quando combinada com as propriedades de encapsulamento e compatibilidade, a independência de hardware garante a liberdade de mover máquinas virtuais de um tipo de computador x86 para outro sem a necessidade de fazer alterações nos drivers dos dispositivos, nos sistemas operacionais ou nos aplicativos. A independência de hardware também significa que você pode executar uma mistura heterogênea de sistemas operacionais e aplicativos em um único computador físico.

Comments are closed.